quinta-feira, 5 de abril de 2012

Palavras da Nereide Michel

Matéria escrita pela Nereide Michel para o blog Plantão de Estilo, da Gazeta do Povo de hoje.
Para ver a publicação original, acesse:

 

O preto e o branco e... cores!

Uma surpresa cinematográfica da temporada Oscar 2012 resgata memórias de um período em que o cinema ainda não era Technicolor. Uma época em que a fotografia ainda não havia capturado todos os tons da natureza. O que viria a seguir, graças aos avanços da Kodak e seu Kodachrome.

Quem viveu naquele tempo, vai lembrar. Quem não viveu, pode conhecer.
Vencedor de cinco Oscars, O Artista, dirigido por Michel Hazanavicius, em exibição nas salas de espetáculo da atualidade, reproduz nos detalhes – em preto e branco e sem palavras – a ansiedade gerada, entre os astros da Sétima Arte, pela inevitável chegada do cinema falado.
Os primeiros registros da moda no século XX foram feitos prescindindo das cores. Sem dispor em suas máquinas de uma paleta, que lhes possibilitasse reproduzir com fidelidade as criações de Dior ou Chanel, os fotógrafos traduziam no preto e branco, e suas nuances, o que estava diante dos seus olhos.

Divulgação
Divulgação / Foto de Edward Steichen, um dos profissionais mais bem pagos na década de 20.Foto de Edward Steichen, um dos profissionais mais bem pagos na década de 20.

Pioneiros ou fotógrafos mais próximos de nós – Edward Steichen, Richard Avedon, Irving Penn, Cecil Beaton, Otto Stupakoff, entre outros – eternizaram no papel, silhuetas, tecidos e “cores” trabalhando expressivamente retratos em preto e branco.
Cineastas iconográficos, como o austríaco Fritz Lang e o britânico Alfred Hitchcock, também valorizaram os jogos de luz e sombra para conferir dramaticidade, emoção e suspense aos tramas projetados na tela. Envolvidos na linguagem específica dos claros e escuros, os cenários ganhavam no enredo a mesma importância dos personagens.Neles, residia o impacto que estes cineastas desejavam conferir a determinadas e decisivas cenas nos chamados filmes noir.
Depois vieram as cores, mas o retrato em preto em branco jamais perdeu o poder de magnetizar e de seduzir a platéia ao assumir força de expressão de sentimentos diante de olhos acostumados à onipresença do arco-íris.

Gio Soifer
Gio Soifer / Outono 2012, de Alexandre Linhares, Outono 2012, de Alexandre Linhares, "à margem e à sombra".

O universo das imagens – fotos e filmes – faz parte do processo criativo do estilista curitibano Alexandre Linhares. A dramaticidade e o impacto emocional são motores que impulsionam os seus movimentos no manejo de agulhas e tecidos.
O preto e o branco, como os de um filme mudo, falam nas suas tramas. Das cores, contudo, ele não foge, muito pelo contrário, ganham presença expressiva no enredo que cada uma de suas coleções conta.

Gio Soifer
Gio Soifer / O vermelho, forte e expressivo, abriga no Outono 2012, de Alexandre Linhares.O vermelho, forte e expressivo, abriga no Outono 2012, de Alexandre Linhares.

Para Alexandre Linhares, as roupas não são apenas produtos na arara – são resultado de um projeto que envolve foto, filme, trilha sonora – tal qual uma fita que se assiste em grandes e pequenas telas. A proposta é muito clara, cada lançamento seu transforma em personagens-cúmplices uma “platéia” magnetizada pelas suas criações.

Gio Soifer
Gio Soifer / À margem dos trilhos, à sombra dos mangueirais. Outono 2012, de Alexandre Linhares.À margem dos trilhos, à sombra dos mangueirais. Outono 2012, de Alexandre Linhares.

"Estrelas" e "astros" se integram à sua obra completa – roupa, foto, filme, trilha sonora – e agem com igual dramaticidade assim que se deparam com a sua imagem refletida num espelho/tela – vestindo Heroína, a grife de Alexandre Linhares. A silhueta ganha simbiose “à margem e à sombra” – tema da coleção Heroína/ outono 2012 – perfeita com a roupa...
Ou com o enredo assinado por Alexandre Linhares, com fotos de Gio Soifer, filme com trilha sonora de César Munhoz, estrelado por Lívia Deschermeyer e com maquiagem de Thifany F.
PALAVRAS DE ALEXANDRE
(sobre o seu Outono 2012)

Gio Soifer
Gio Soifer / Alexandre Linhares, Outono 2012.Alexandre Linhares, Outono 2012.

“Quando eu falo de sombras, não me refiro ao lado sem luz. Lá é breu e sombras estão intensamente ligadas à claridade. À sombra, florescem vidas delicadas e sem espinhos, frescas em composição - e orquídeas precisam de um ambiente assim.
Na minha jornada incansável à procura do que me surpreenda e que possa cobrir lacunas ainda com frestas no meu interior, me deparei com uma miragem. À margem direita do trilho do trem, habitam pessoas inocentes em si e sombreadas por uma sociedade que a muito não vê além do quadro da alienação. Ilhadas nelas mesmas, estão expostas ao nada e corrompidas pela inocência de uma locomotiva ligeira e breve que venta em meia dúzia de camisetas no varal. Eu cheguei até lá e são essas pessoas que me inspiram nessa coleção.

“à margem e à sombra” tem foco nas mangas – deliciosa sombra da mangueira, manga doce; manga que escorre pelas mangas... “arregaça essa manga menino!.. não, não limpa o nariz na manga!”.
INFORMAÇÕES EXTRAS

Gio Soifer
Gio Soifer / Ferrugem dos tampos marcados pelo tempo impressa na peça de Alexandre Linhares.Ferrugem dos tampos marcados pelo tempo impressa na peça de Alexandre Linhares.

- Para Alexandre Linhares caminhar pela cidade é mais que ir de um lado para outro. Seus olhos insistem em descobrir o além da paisagem. Na coleção “à margem e à sombra”, estão peças oxidadas, submetidas à ferrugem, colhida de tampos no chão, no centro curitibano.
- Falando em temporada de lançamento: mudança no calendário da moda brasileira. A São Paulo Fashion Week Verão 2012/2013 transferiu para junho a sua realização – de 11 a 16.
-Minas Trend Preview/ Verão 2012/13 acontece de 25 a 29 de abril.
-Paraná Business Collectionq Verão 2012/13, de 26 a 30 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário