quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nasce uma Fotógrafa - Indústria e Comércio

Hoje foi publicada a primeira matéria escrita por mim para um jornal impresso, na coluna de Moda, do Indústria e Comércio. Falei sobre a fotógrafa Gio Soifer, profissional que eu admiro. Na verdade, o que eu penso sobre ela é exatamente o que eu escreví. Foi honroso! Obrigado Adélia Maria Lopes pela oportunidade.

Nasce uma fotógrafa

Gio Soifer é. Por isso mesmo vai chegar aonde quer. Aos 17 morou por um ano em Israel, onde tomou gosto pela fotografia. Lá fez registros, não com os olhos de uma turista e sim, como moradora daquele país. Talvez venha daí a predileção pela fotografia documental.
Passado esse um ano, retorna pra Curitiba e estuda por algum tempo publicidade e propaganda, mudando em seguida para o curso de design. E o design influencia a sua fotografia.

 
Marina Ferreira fotografada por Gio Soifer para a coleção
"Querido Franz,"  Heroína (alto) verão 012 

Ela compõe a imagem no quadro de forma perfeita, madura –  é olhar de artista. Foi com essa visão que ela me escreveu, depois de assistir ao meu desfile no Paraná Business Collection desse ano, desejando realizar um editorial com as peças da Heroína. E passou a fazer as fotos-catálogos das minhas coleções.
A primeira coleção foi “sem título, °1 ou autocura”, fotografada no ateliê de sua avó Guita. O espaço encaixou-se à coleção, visto que  eu mostrava o processo de fazer arte na roupa. Foi a Gio quem sugeriu a modelo – Livia Deschermeyer – e a locação.

 
foto de Gio Soifer, vencedora de concurso em 2011

Na coleção “o nome dele em mim”, só surpresas agradáveis no resultado final. Esse resultado levou a dar-lhe total liberdade para o direcionamento das fotos de “Querido Franz,”: discutimos sobre o tema e a Gio entrou no universo kafkaniano e teve momentos em que ela sentiu a mesma angústia que eu enquanto a coleção nascia. Para mim, não existe parceria sem envolvimento total. E a Gio se entrega.
Ela prefere trabalhar ao ar livre sem uso de iluminação artificial nem a rigidez do estúdio. Mas nem só de fotos com a Heroína é composto seu portfólio: foi premiada duas vezes, uma na mostra de arte da faculdade e outra na promoção de Dia dos Namorados da Holt Zutto, ambas com fotografias autorais e ambas em 2011. Outro pilar na obra de Gio é o feminino, que vai ser resultar num próximo trabalho de fotos. (Mais sobre seu trabalho em http://giosoifer.wordpress.com/).

Essa fotógrafa é calma, delicada, engraçada e segura do que faz. Está caminhando clique a clique… rumo a um futuro só dela.

Por Alexandre Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário